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Como Se Sentir Mais Confiante

Assim como eu, você já deve ter sentido por inúmeras vezes aquele frio na barriga, o coração acelerar e os músculos ficarem tensos, quando somos chamados para uma reunião urgente e você percebe que, pela fisionomia do chefe, o assunto não será nada agradável, ou, quando você precisa falar algum assunto delicado com uma pessoa e tudo indica que trará uma discussão desagradável. 

Momentos como fazer uma apresentação em público, dar uma palestra, participar de uma encenação, dar uma negativa para alguém que você tanto ama, também pode ser uma causa de estresse para muitas pessoas. 

Situações como estas acontecem frequentemente, afeta a qualidade do sono,
consequentemente nos torna mal humorado, além de causar estresse e nos deixar ansiosos, desvia o nosso foco para o problema e deixa aquela sensação de insegurança acerca do desfecho do assunto. 

Não há como você não transmitir aos outros estes sinais de preocupação, mesmo que inconscientemente, e manter uma boa comunicação. Existem várias maneiras de controlar esta tensão, algumas difíceis de praticar quando você está em seu  escritório com muita gente, como a meditação e técnicas de respiração. 

Uma técnica apresentada por Doroty Sarnoff em seu livro Never Be Nervous Again (Nunca Mais Fique Nervoso-1988) nos ensina como tencionar e relaxar os músculos abaixo do diafragma. 

1. Com as palmas das mãos juntas e os dedos apontando para cima, antebraços na horizontal em relação ao chão, você pressiona o diafragma até sentir pressão nas palmas das mãos e embaixo dos braços. 

2. Com a boca entreaberta você inspira e solta à respiração bem devagar e
suavemente. 

3. Ao expirar contraia os músculos daquele triângulo entre as costelas. Relaxe os músculos ao fim da exalação e inspire suavemente. 

Este exercício tem a vantagem adicional de ajudar na sua comunicação mantendo a tonalidade da voz constante e segura. Você poderá então enfrentar o seu desafio de forma mais confiante e tirar o melhor proveito da situação. 

Controlar a tensão talvez seja a atitude mais importante para que você aumente a sua autoconfiança, experimente realizar este exercício com certa frequência até que se torne um hábito e o resultado será visível em seus relacionamentos e na sua qualidade de vida.

Um Forte Abraço.
João da Silva
Paulo Roberto Andreotti
Paulo Andreotti é especialista em Liderança e Gestão, é o idealizador da Semana do Gerente Expert, fundador do Programa Gerente Expert e do Curso Online Equipes de Excelência.

Nos últimos anos, ele vem ajudando Gerentes e Líderes a aumentarem em até 80% suas remunerações mensais em 12 semanas ou menos, superarem metas todos os meses de forma consistente e se tornarem profissionais reconhecidos e admirados.

Após atuar como executivo em uma grande multinacional por mais de 12 anos, alcançar resultados incríveis com suas equipes (incluindo a realização com sucesso de mais de 80 projetos em apenas 11 meses atuando fora do Brasil) e ter um dos maiores salários da empresa, decidiu ajudar gerentes a alcançarem resultados parecidos.
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