GERENTE

EXPERT

Imagem

Como Lidar Com Notícias Ruins

Diariamente o líder é bombardeado por todo o tipo de notícias, quando as
notícias são ruins e dependendo da forma como reporta aos seus liderados ou superiores, a sua reputação e credibilidade pode ser colocada em dúvida.
 
Anunciar noticias ruins é uma arte e merece do líder uma profunda reflexão
sobre a forma mais clara e realista de passar. Alguns questionamentos são
muito importantes neste momento de tumulto mental: Você deseja inspirar os colaboradores á ação ou apenas conscientizá-lo? Como você poderia analisar esta situação de forma diferente? Você quer falar sobre as conseqüências ou somente sobre o fato? 

Manter o foco na solução dos problemas evita que o líder dê tanta importância nas coisas negativas evitando que atinja outros níveis. O líder deve entender que os contratempos ocorrem e que há muitas formas diferentes e muito mais produtivas de lidar com elas. 

Usar frases curtas e diretas, direcionando seus comentários para os fatos sem mostrar a sua opinião, não ficar balançando a cabeça com ar de desanimo, evita demonstrar insegurança ou sentimentalismo e se mostrar otimista, definindo objetivos claros e desafiadores de forma a eliminar a causa do problema é o mapa da mina, para o líder mostrar de forma sincera a sua preocupação com o seu liderado e torna-lo aliado a você ou mesmo mostrar a seus superiores o quanto você está empenhado em resolver determinado problema. 

Veja três passos que o líder (ou não) pode seguir para deixar as notícias ruins menos amarga: 

1. Demonstre acreditar na Mudança: Mostre que notícias ruins fazem parte
do processo de crescimento e desenvolvimento das pessoas. Apresente as
oportunidades que a situação oferece e utilize de uma linguagem não defensiva como por exemplo: Estou aprendendo muito com esta situação e
vou dividir com a equipe este aprendizado. 

2. Seja direto: Não perca tempo fazendo rodeios. Apresente as notícias ruins
com fatos, dados e outras informações que sejam importantes. 

3. Foque nas Oportunidades: Toda a notícia negativa tem seu lado positivo.
Identifique parte da notícia negativa, relacione com os objetivos principais
da empresa e então defina um plano de ação para eliminar as causas principais. 

Quanto mais o líder deixar os seus liderados, pares e superiores a par de tudo
o que está acontecendo, mas eles estarão dispostos a cooperar.
João da Silva
Paulo Roberto Andreotti
Paulo Andreotti é especialista em Liderança e Gestão, é o idealizador da Semana do Gerente Expert, fundador do Programa Gerente Expert e do Curso Online Equipes de Excelência.

Nos últimos anos, ele vem ajudando Gerentes e Líderes a aumentarem em até 80% suas remunerações mensais em 12 semanas ou menos, superarem metas todos os meses de forma consistente e se tornarem profissionais reconhecidos e admirados.

Após atuar como executivo em uma grande multinacional por mais de 12 anos, alcançar resultados incríveis com suas equipes (incluindo a realização com sucesso de mais de 80 projetos em apenas 11 meses atuando fora do Brasil) e ter um dos maiores salários da empresa, decidiu ajudar gerentes a alcançarem resultados parecidos.
Feito com