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Como Delegar Autoridade

Para construir uma grande equipe o líder precisa abrir mão do poder e
aprender a delegar tarefas que não sejam exclusivamente de sua responsabilidade. Delegar autoridade significa promover o engajamento,
aumentar o nível de confiança e incluir a equipe nos processos decisórios da
empresa. Quando isto acontece às pessoas se sentem realmente parte integrante do negocio. 

Quando as equipes se sentem excluídas, sem autoridade ou responsabilidade
dos processos de decisão, o seu desempenho se reduz drasticamente e estas
pessoas passam a maior parte do tempo se lamentando e reclamando. 

O papel do líder não é o de controlar as pessoas, mas conduzi-las de forma
responsável e focalizado no desenvolvimento de novas lideranças. O líder
precisa resistir à tentação de utilizar a sua autoridade em benefício próprio,
mas empregá-la para obter melhores resultados e fazer com que as pessoas
trabalhem mais e melhor. 

Delegar poder significa dividir responsabilidade com sua equipe e motivá-los a se comprometer com a empresa. Isto pode ser feito de três maneiras: 

Criando um clima de confiança: Estabeleça de forma clara quais são as
metas das pessoas e depois aumente o nível de confiança delegando
autoridade para que elas executem ações para atingir estas metas. De carta
branca para as pessoas realizarem suas atividades. Isto vai ajudá-los a se
comprometer com o que estão fazendo e mostra que o líder e a empresa
confiam em seu trabalho. 

Dê autoridade às pessoas: De nada adianta você delegar, se não dá
autoridade para as pessoas agirem e solucionar os problemas. Quando as
pessoas tem autonomia para fazer o seu trabalho utilizando a sua criatividade e não presa a regras e normas antiquadas, ela experimenta a sensação de autoridade, que leva á sua responsabilidade e o comprometimento em obter os melhores resultados. 

Reflita seu papel como líder: Delegar autoridade é entender e permitir que as pessoas cometam erros. Puni-las ou recriminá-las quando estão dando o
melhor de si para o resultado final da empresa não faz sentido algum. Aumente o seu circulo de influências em cada colaborador eliminando as regras que bloqueiam a sua capacidade de criar e inovar, usando o bom senso em todas as ocasiões.

Forte Abraço
João da Silva
Paulo Roberto Andreotti
Paulo Andreotti é especialista em Liderança e Gestão, é o idealizador da Semana do Gerente Expert, fundador do Programa Gerente Expert e do Curso Online Equipes de Excelência.

Nos últimos anos, ele vem ajudando Gerentes e Líderes a aumentarem em até 80% suas remunerações mensais em 12 semanas ou menos, superarem metas todos os meses de forma consistente e se tornarem profissionais reconhecidos e admirados.

Após atuar como executivo em uma grande multinacional por mais de 12 anos, alcançar resultados incríveis com suas equipes (incluindo a realização com sucesso de mais de 80 projetos em apenas 11 meses atuando fora do Brasil) e ter um dos maiores salários da empresa, decidiu ajudar gerentes a alcançarem resultados parecidos.
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