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Seis Passos Para Manter O Foco

A Lei de Pareto, também conhecida como o Princípio 80-20, mostra com muita clareza porque é importante mantermos o foco no que realmente é importante se quisermos com muito menos energia obter os melhores resultados. 

Segundo Pareto, 80% das consequências são fruto de 20% das causas, ou
seja, 80% de nossas decisões podem ser tomadas com 20% das informações
que temos disponível, ou 80% dos lucros são gerados por 20% dos clientes, e
assim sucessivamente. 

Portanto, se eu e você quisermos melhorar a nossa qualidade de vida temos
que investir apenas 20% na qualidade de uso do tempo, nas coisas  importantes para isto, como por exemplo, atividade física, leitura, alimentação, meditação, espiritualidade, família, etc. 

Dentro de nossas atividades profissionais precisamos refletir diariamente se
estamos usando o tempo da melhor forma possível. Algumas perguntas vão lhe ajudar a refletir sobre suas atividades diárias: O que é mais gratificante para mim? O que me proporciona mais retorno? O que exige mais energia de mim? 

Seis atitudes que pode ajudar você a focar nas coisas mais importantes e ser
mais produtivo são descritas na sequência: 

1. Tenha a seu lado pessoas com habilidades diferentes: Não sabemos tudo, porém, muitas vezes gastamos muita energia e tempo tentando aprender coisas que nada tem a ver com nossos pontos fortes e pouco ou quase nada nos agrega. Busque ter a seu lado pessoas que possam contribuir com eficiência naquilo que você não faz tão bem e aproveite este tempo para focar em seus pontos fortes. 

2. Distribua seus afazeres: É muito comum vermos líderes abarrotados de
tarefas que mal conseguem planejar e focar nos 20% que lhe trarão mais
resultados. Ninguém consegue fazer tudo sozinho e saber de tudo. Delegue
seus afazeres que não são importantes ou que pouco resultado traz à empresa. Quando você começar a fazer isto sobrará muito mais tempo para
você se planejar. 

3. Planeje suas Ações: Você precisa saber diariamente quais ações são
importantes para que você obtenha 80% dos resultados. De nada adianta
querer fazer tudo e, no final do dia, o seu resultado for a frustração por
pouca realização e deixar sua equipe esgotada e estressada. 

4. Aprenda a confiar nas pessoas: Quando você confia nas pessoas, você
delega mais, dá mais feedback e mostra o quanto aprecia o seu trabalho.
Quando as pessoas se sentem apreciadas e que pertencem ao time, elas
produzem muito mais e com mais qualidade. Passam a acreditar e a seguir
mais o líder. Cuidado com a bajulação, que é algo superficial e dura muito
pouco. 

5. Desenvolva seus pontos fortes e delegue seus pontos fracos: Estudos
comprovam que, quando focamos em nossos pontos fortes, nos tornamos
muito mais motivados e inspirados a buscar soluções e ver oportunidades
nas dificuldades. Desenvolver nossa capacidade de percepção e ouvir outras pessoas sobre nossas habilidades e competências vai ajudá-lo a ver em quais áreas você precisa de ajuda e quais você precisa se aperfeiçoar. Isto vai ajudá-lo a priorizar aquilo que faz de melhor. 

6. Decida a assumir a rédea de sua vida: Você precisa entender que precisa
tomar 20% das ações diárias mais importantes se quiser se tornar um bom
líder e passar os outros 80% para as pessoas que complementam. A responsabilidade pelo controle de sua agenda é sua, e nesta agenda precisa haver passos diários contínuos que mostrem que você está em um processo de evolução. 

A maioria das soluções estão na simplicidade, porém muitas vezes temos a
tendência de complicar e dificultar, levando as pessoas de nossa equipe a se
desmotivarem. 

Se o líder não percebe isto, não vai demorar muito para perder pessoas com
baixa produtividade e desinteresse, ou até mesmo com a demissão.

Um Forte Abraço
João da Silva
Paulo Roberto Andreotti
Paulo Andreotti é especialista em Liderança e Gestão, é o idealizador da Semana do Gerente Expert, fundador do Programa Gerente Expert e do Curso Online Equipes de Excelência.

Nos últimos anos, ele vem ajudando Gerentes e Líderes a aumentarem em até 80% suas remunerações mensais em 12 semanas ou menos, superarem metas todos os meses de forma consistente e se tornarem profissionais reconhecidos e admirados.

Após atuar como executivo em uma grande multinacional por mais de 12 anos, alcançar resultados incríveis com suas equipes (incluindo a realização com sucesso de mais de 80 projetos em apenas 11 meses atuando fora do Brasil) e ter um dos maiores salários da empresa, decidiu ajudar gerentes a alcançarem resultados parecidos.
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